top of page

A COMPANHIA

CIA JAIR CARDOSO DE ARTE​ A.C./ LIBERDANÇA

A Cia Liberdança  foi idealizada e fundada por Jair Cardoso e Per Harald Larsen  no Rio De Janeiro . Em 1985 foi convidado por Cibele Bussick para ajudar a dirigir sua Escola de Dança "Charles Dance "em Cuiabá. Aceito o convite Jair Cardoso junto com Cibele e Djalma Brasil um grande professor renomado de ballet internacional, fundam a" Cia liberdança" primeira cia de Dança Moderna e Contemporânea profissional desta Cidade, onde montamos balés de vanguarda e preparamos bailarinos com alta qualidade técnica .Viajando com tournes por varias cidades e participando de festivais de grande importância no Brasil. Arrebatando vários prêmios e sendo reconhecido , respeitado e aceito pelo publico ,tendo destaque em revistas de grande circulação de dança .Jair permaneceu 10 anos nesta Cidade retornando ao Rio em 1995.Em 1996 Jair retorna para o Rio de janeiro e Refaz a Cia Liberdança desta vez com bailarinos cariocas ,preparando e revelando talentos com trabalhos de vanguarda e temas polêmicos ,ganhando vários prêmios de primeiro lugar e destaque.no rio e em outros Estados e Munícipios.

      Em 2001 Jair Cardoso transforma a cia em uma ONG de Cultura e Arte .Com a ajuda de um empresário Norueguês e varias pessoas influentes a Cia Jair Cardoso de Arte AC/Liberdança passa a ter sua Cede própria no Centro do Rio.

Onde permaneceu sete anos. Fazendo intercâmbio com a Noruega, Jair teve a oportunidade de levar a Cia para participar de festivais em Stavanger onde obteve imediatamente o Reconhecimento  saindo em vários jornais e obtendo criticas maravilhosas .fazendo parceria com grandes musicos e produtores de arte. durante 9 anos.

Jair Cardoso apaixounou-se pela Noruéga e em  2008 em parceria com artistas noruegueses e colombianos idealizou e fundou o Centro de Cultura Brasileira o "Union Brasil" em Stavanger NO .

Em 2009 cria o projeto" Deixa eu dançar por favor "!com alunos do primário da Escola Municipal Professor Augusto Motta no bairro da Penha Circular ,projeto esse que em três meses já mostrava para o que vinha!!o"  em pouco tempo levava todos os prêmios dos festivais estudantis recebendo vários prêmios e troféus ,honra ao mérito pelo Lions Club em seguida convidados a participar da" Escola de Samba mirim Escola de Bamba "na abertura do Carnaval do Rio.no segundo semestre de 2016 foi criado um novo ballet afro contemporâneo em homenagem a grande papisa da dança afro brasileira "A senhora Mercedes Baptista no Palco do Circo Voador na Lapa onde fomos agraciados com sua presença em uma cadeira de rodas para apreciar o seu legado com a nova geração de bailarinos afros( crianças de 6 ate 10 anos de idade)! vislumbrada com a homenagem em prantos abraçou as crianças e disse que estava realizada ,um ano depois a grande Mestra se foi para as estrelas......

com este belíssimo trabalho ganhamos vários festivais não  estudantis mais nos festivais de danças do Rio ganhando o premio de Hours concours festival de Darcy Porto em 2011. Em 2015 foi criado o projeto Dança Terapia da Liberdança para terceira idade ,quatro anos nas clinicas da família de Madureira e parada de Lucas em parceria com o projeto Lar do idoso de Cristiane Brasil, três anos no Parque da Pinto Telles, seis meses no Tem Tudo de Madureira e um ano no Espaço Cultural Dilan de Sá na praça Seca. Atualmente temos nosso espaço na comunidade verticalizada do Sereno na Rua Capitão Tanajura 129 onde atendemos crianças , adolescentes e adultos ,que participam da Liberdança Kids ,Grupo Liberdança e Cia Jair Cardoso de Arte e outro espaço na Rua Guaiba no bairro da Bento Cardoso onde temos varias atividades como esporte ,lazer ,Danças e o projeto Dança Terapia para terceira idade .



 

photostudio_1645038910362.jpg
bottom of page